Novidades de automação residencial para eletricistas

Há muito tempo ouvimos falar das casas inteligentes, de automação residencial, em que o morador pode controlar quase tudo do seu lar até mesmo à distância. Esse conceito está intimamente ligado à chamada Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT, na sigla em inglês), que vem avançando dia após dia.

Neste post, vamos mostrar um sistema inovador de iluminação inteligente, da fabricante mundial Philips.

Essa solução de iluminação conectada, chamada Hue, permite que eletricistas se posicionem na vanguarda diante da apresentação de uma proposta ao seu cliente, ao mesmo tempo em que não apresentará barreiras para ser instalada. Tão simples que se encaixa no conceito de do-it-yourself (faça você mesmo, em português). Afinal, não precisa quebrar sequer uma parede para passar alguma fiação, já que o controle é sem fio (pela rede wireless).

A linha Hue dispõe de três tipos de lâmpadas, com diferentes opções de formas, tamanhos e modelos. São lâmpadas de LED, eficientes do ponto de vista energético. O usuário pode controlar a intensidade de iluminação, assim como piscar ou pulsar as lâmpadas. Os três tipos se encaixam nos diferentes ambientes de uma mesma casa, e são eles:

Hue White – É o tipo mais básico, com iluminação branca. O usuário pode acendê-las quando estiver chegando em casa, apagá-las depois de sair e até mesmo controlar seu funcionamento quando estiver distante, não importa onde. Para isso, basta ter uma conexão de internet e acessar o aplicativo de seu dispositivo móvel Android ou IoS. É possível ainda programar ligamento e desligamento automático, utilizando o temporizador, para parecer que tem alguém em casa, assim como controlar a intensidade luminosa e, consequentemente, o consumo.

Hue White Ambiance – Este faz tudo o que a White faz, mas também permite criar o ambiente para determinadas atividades, como para acordar, dormir, relaxar, ler, concentrar-se e energizar-se, sempre com a luz branca, mas em diferentes tons, da luz branca fria e energizante à quente e relaxante.

Hue White and Color Ambiance – O tipo mais premium. Permite tudo das duas anteriores e ainda que o usuário brinque com as cores – são 16 mil cores disponíveis – e sincronize a iluminação com uma música, um filme ou um jogo do videogame, promovendo uma nova experiência imersiva e envolvente. São muitas as possibilidades – e as novidades não param de chegar –, além de aplicativos para tornar cada momento inesquecível.

Além de lâmpadas avulsas, a linha Hue dispõe de Starter Kits, Ponte (ou Bridge), LightStrips e luminárias.

Os Starter Kits vêm com duas ou quatro lâmpadas e mais a Ponte, uma hub que permite controlar remotamente até 50 lâmpadas Hue. Considerado o coração do sistema Hue, a Ponte é um pequeno aparelho, que fica ligado a uma fonte de energia e ao roteador. A ponte, que pode ser adquirida separadamente ou nos Starter Kits, conecta o dispositivo celular às lâmpadas para garantir o controle mesmo à distância.

A Philips também fabrica LightStrips, fitas de LEDs que também podem ser controladas pela Ponte, assim como luminárias com lâmpadas Hue, mas que ainda não estão disponíveis no Brasil.

Controle total no app

É através do Philips Hue App que se controla as luzes de casa, mesmo longe dela. São várias funções de controle, que permitem desde o básico acender e apagar uma ou mais lâmpadas, individualmente, até definir luminosidade, cores, criar cronogramas definindo, por exemplo, timer, entre muitas outras.

Disponível para celulares IoS e Android, assim como iPad e tablets, a configuração é rápida e totalmente amigável. No app, há várias cenas à disposição para transformar um ambiente do jeito que quiser. Entre as opções de cenas, há Chinatown, Soho ou Honolulu, só para citar alguns. Também há ícones para facilitar o momento que desejar: Relaxar, Ler, Concentrar, Energizar. E tudo com um simples toque ou por controle de voz, já que parceiros desenvolveram ainda outros aplicativos para a Hue.

Pelo Hue app, é possível ainda automatizar sua própria rotina de iluminação, desde acender suavemente uma lâmpada no horário de despertar, até o ajuste desejado para a hora de dormir. Ele também identifica a localização do dispositivo com o app, permitindo automatizar quando sair e antes de chegar em casa.

São, de fato, inúmeras alternativas, incluindo a já citada sincronização das luzes com um filme, uma música ou um game, que trazem efeitos incríveis ao ambiente.

6 razões para investir na Hue

Há vários motivos para apostar na Hue em um projeto de automação residencial. Confira agora as principais razões:

  1. Facilidade de instalação: Basta rosquear a lâmpada no soquete normal; ligar a hub (Ponte) na fonte de energia e no roteador; fazer o download do app Philips Hue, conectá-lo à Ponte pela Internet e encontrar as lâmpadas. E está tudo pronto!
  2. Economia de energia: As lâmpadas Hue são de LED, o que garante eficiência energética. Ainda assim, é possível controlar intensidade de iluminação para reduzir ainda mais o consumo de energia.
  3. Tecnologia intuitiva: O controle de todas as funções de iluminação é simples através do Philips Hue App, assim como de apps de terceiros, que trazem ainda mais opções para tornar a experiência diferenciada.
  4. Segurança: A possibilidade de acender ou apagar uma lâmpada, à distância, quando não tem ninguém em casa é uma alternativa interessante que comprovadamente reduz furtos às residências.
  5. Conforto e comodidade: Voltou da cozinha e esqueceu a luz acesa? Com a Hue, a pessoa não precisa mais levantar do seu sofá para apagá-la. Também dispensa aquele “pulinho” em casa ao final do expediente de trabalho só para acender uma luz para depois ir encontrar os amigos à noite, porque com a Hue dá para fazer isso de qualquer lugar. Além disso, a pessoa não precisa mais chegar em casa na escuridão, podendo acender as lâmpadas Hue antes disso ou até programar o acendimento automático quando o dispositivo com o app estiver nas proximidades.

Experiência diferenciada: Com a Hue, é possível adormecer e acordar suavemente com a iluminação escolhida, praticar um exercício com a claridade ideal, e ser envolvido de forma inesquecível quando se assiste um filme, ouve música ou joga videogame com a sincronização disponível no aplicativo. As possibilidades são infinitas.

TEMAS

ACOMPANHE A ELÉTRICA NEBLINA

Receba novidades e lançamentos por e-mail. Cadastre-se agora.
Fechar Menu